Pesquisa Blog

Afilio Lomadee Click

domingo, 15 de junho de 2014

Campanha de Doação de Sangue 2014

O Ministério da Saúde lançou, na última quarta-feira (11), a nova campanha de incentivo à doação de sangue, que neste ano, ressalta o crescimento de diversas áreas da saúde pública, como transplantes, cirurgias e atendimentos de urgências e o importante papel do sangue doado na garantia desse processo. Com apoio dos Estados e Municípios, por meio da Hemorrede Pública Nacional, a meta é aumentar continuamente a quantidade de doadores de sangue no país e também comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue.





O Ministério da Saúde decidiu manter o slogan utilizado na campanha anterior ‘Seja para quem for, seja doador’, devido à necessidade de reforçar junto à população que não é preciso conhecer ou ser próximo de alguém para se sensibilizar com a causa e doar sangue. A campanha passa a ser veiculada - a partir de hoje - em rádio, TV, internet e mídia impressa. Além disso, os 32 hemocentros coordenadores e 368 regionais, mais de 1.400 agências transfusionais, além dos núcleos de hemoterapia vão receber o material explicativo (folders).
Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, doar sangue é um ato de solidariedade, que salva vidas. “Todos sabem da necessidade e da importância deste ato. É preciso criar o habito de doar. Este é um ato seguro”, afirmou. O ministro acrescentou que o Ministério conseguiu expandir as idades mínima e máxima dos doadores o que possibilitou a abertura para 8,7 milhões novos voluntários.
Atualmente, são coletadas no país, cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha para aumentar este índice. Em 2012, o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável). Com a expansão das idades mínima e máxima dos doadores, houve a abertura para 8,7 milhões novos voluntários.
Durante o período da Copa do Mundo, os hemocentros estarão disponíveis para prestar o atendimento regular aos doadores.
O Ministério da Saúde vem investindo na rede de sangue em hemoderivados. Os investimentos chegaram a R$ 1,1 bilhão. Os recursos foram aplicados no custeio do serviço (R$ 500,6 milhões), na qualidade da coleta e na modernização das unidades (R$ 610,4 milhões), inclusive com a implantação de tecnologias mais seguras. A ampliação e a renovação do parque tecnológico dos hemocentros incluem itens como a aquisição de centrífugas refrigeradas e reforço de equipamentos de laboratório.
Estratégia - A campanha deste ano conta com a participação de pessoas envolvidas em casos reais. A Priscila Takamura, que tem doença falciforme e necessitou de transfusão de sangue com frequência, e Alex Carvalho, que passou por uma cirurgia e precisou de transfusão de sangue. Entre 2003 e 2013, houve aumento de 84% no número de transplantes, saindo de 12.722 para 23.457, 619% em cirurgias, passando de 12,3 milhões para 88,9 milhões, e 627% em atendimentos de urgência, saltando de 898,2 milhões para 9,1 bilhões de procedimentos. Priscila e Alex estão presentes nos materiais de divulgação, que incluem peças como vídeo publicitário, spot de rádio, cartazes e folders e peças de internet.
Nas redes sociais, a mobilização será feita pelo aplicativo de Doação de Sangue do Ministério da Saúde - http://goo.gl/TOX9gL. A página que conta com novos serviços permite que o visitante veja informações, dicas e locais de doação.
Segurança – No final de 2013, o Ministério da Saúde publicou portaria que tornou obrigatória a realização do Teste NAT (Teste de Ácido Nucleico) em todas as bolsas de sangue coletadas no país. A qualidade da rede de sangue brasileira já é reconhecida internacionalmente. A implantação deste teste, adicionado aos já existentes (sorológico e triagem clínica de doadores de sangue) complementam o controle do sangue doado. A totalidade do sangue coletado na rede pública já é testada pelo NAT.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta, desde a década de 90, os testes para detecção dos vírus das hepatites B e C, HIV, HTLV I/II, Doença de Chagas, Sífilis e Malária (na Região Norte). O exame reduz a chamada “janela imunológica” para a identificação mais rápida destes vírus.
Desde 2011, o NAT passou a ser implantado por meio do desenvolvimento gradativo de tecnologia nacional, sem importação de produtos e com rigorosos processos que garantem a qualidade do sangue. O Teste NAT brasileiro é produzido pelo laboratório público Bio-Manguinhos, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). A Fiocruz desenvolve tecnologia para detecção da hepatite B no teste NAT com previsão de uso a partir do segundo semestre de 2014.
Perfil – No Brasil, a remuneração da doação de sangue é proibida. Do total de pessoas que procuram os hemocentros, 64,8% são doadores do sexo masculino e 35,1% são do sexo feminino. A faixa etária que mais realiza doações vai de 18 a 29 anos (41,3%). As demais faixas, acima dos 29 anos, respondem por 58,6% das doações.
SERVIÇO
Quem pode doar: pessoas com peso - de no mínimo - 50 quilos; ter entre 18 e 69 anos. Também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.
Quem não pode doar: quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
Confira a lista dos hemocentros do país
(Fonte: Regina Xeyla / Agência Saúde)

Filme “Walking on Sunshine” explora os grandes sucessos musicais dos anos 80

A ação gira em torno de duas irmãs que se apaixonam pelo mesmo homem durante as férias.
O elenco do musical integra a vencedora do concurso televisivo Fator X no Reino Unido, Leona Lewis.
A cantora britânica encarna um papel secundário e esteve em Londres para apresentar o filme.
“Para mim foi algo natural, não é muito diferente do que faço mas é suficientemente diferente para me entusiasmar”, disse a cantora.
“Walking on Sunshine” chega aos cinemas europeus em 27 de junho.



88.° aniversário de Elizabeth II, nascida em 21 de abril, foi celebrado neste sábado, seguindo tradição

Aconteceu neste sábado, no Palácio de Buckingham, em Londres, a celebração oficial dos 88 anos da Rainha Isabel II, de Inglaterra.
A monarca nasceu a 21 de abril, mas por tradição os festejos acontecem apenas durante o apelidado “Trooping the Colour”, um desfile anual militar, no qual a rainha passa em revista as forças armadas, seguindo-se a celebração da longevidade junto dos familiares.
Centenas de soldados marcharam envergando as fardas de cerimônia, perante a rainha e o marido, o príncipe Filipe.
O desfile simboliza os preparativos tradicionais para a batalha dos militares britânicos, sendo também a forma de a rainha celebrar de forma pública o respectivo aniversário.




Filme "Belle", por Amma Asante, baseado em história real

"Belle": a história de uma aristocrata mestiça
“Belle” baseia-se na história verídica de Dido Belle, uma criança nascida da relação entre um oficial da marinha e uma escrava africana.
A menina passa a infância em Inglaterra, é criada por um tio e educada como aristocrata ao lado da prima Elizabeth.
“Belle” é a segunda longa metragem de Amma Asante. A realizadora esteve em Londres na estreia da obra e contou que se inspirou numa pintura para fazer o filme.
“Olhei para a pintura e vi Dido Belle ao lado de Elizabeth Murray, a familiar branca. Percebi que se tratava de um retrato único e que podia contar uma história que mistura questões de política e raça. Essa pintura foi uma dádiva e foi a minha grande fonte de inspiração”, contou a realizadora.
“ É uma história que nos anima e inspira. Espero que o público se sinta inspirado ao ver o percurso de Dido: desde as inseguranças da infância ao momento em que ela se sente confusa sobre o seu lugar no mundo até se transformar numa mulher que tem a coragem de assumir a sua própria vida. A mensagem do filme é: podemos sentir-nos bem na nossa pele”, contou a protagonista, a atriz britânica Gugu Mbatha-Raw.
O filme estreia este verão em vários cinemas europeus.




Artistas portugueses e brasileiros na plataforma de arte urbana Google

A plataforma de arte urbana da Google, criada em 2011, reúne cinco mil obras.
O objetivo da iniciativa é conservar um registo das formas de arte efêmeras.
O Brasil é um dos países representados.
“Há um ano decidimos incluir a arte urbana de São Paulo na plataforma, o que suscitou um grande interesse da parte dos nossos parceiros. As pessoas acharam que era fantástico e ficaram surpreendidas por essas obras não serem mais conhecidas. É difícil encontrar arte urbana e essas obras desaparecem. A tecnologia pode ter um papel muito importante”, disse o presidente do Instituto Cultural da Google.
O Palais de Tokio em Paris faz parte da iniciativa.
A base de dados tem divulgado obras de artistas jovens, como a do português Alexandre Farto, conhecido como Vhils, que faz “rostos” esculpidos em paredes.
“O objetivo da parceria com a Google é ter variedade e mostrar artistas que começaram a trabalhar nos anos 80. A ideia é também mostrar artistas contemporâneos ainda jovens, que têm 25 anos. Por exemplo, há um artista português Vhils que em vez de acrescentar matéria, retira-a das paredes, o resultado é muito interessante”, sublinhou Magda Danysz, responsável do museu de arte urbana, na França.