Pesquisa Blog

Afilio Lomadee Click

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

II Festival Juruena Vivo: A vida do rio Juruena e lar de 11 povos indígenas/MT - Brasil

















(Imagem BBC Brasil)

Data: 9/10/2015, sexta-feira
Local: Casa de Retiro da Diocese de Juína

19h40 – Abertura: Painel com especialistas e convidados sobre recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

20h – Daniel Rondinelli Roquetti (USP)

20h30 – Francisco Machado (UFMT/MPE)

21h – Ivo Poletto (Campanha Nacional Energia para a Vida)

21h30 às 23h – Diálogo com o público.

Agenda cultural
10/10/2015, sábado
Local: Centro de Eventos de Juína

- A partir das 16h30 Exposição Fotográfica das Águas

- A partir das 17h Feira Livre e Mostra de Vídeos

- 20h Festival da Canção

- 22h Show de encerramento com o violeiro Victor Batista – Show Recital do Violeiro

Mais informações: www.redejuruenavivo.com


História e vida no Juruena
Em toda a bacia vivem cerca de 500 mil pessoas. Há 38 assentamentos, 11 povos indígenas em 20 territórios tradicionais reconhecidos, além de uma rica biodiversidade que abrange muitas espécies endêmicas, especialmente nas cachoeiras, e áreas chamadas de hot spots, ou seja, importantíssimas para a conservação da natureza. Entretanto, além de ameaças concretas à região como a contaminação por agrotóxicos e o desmatamento, a bacia do Juruena tem pelo menos 102 projetos de hidrelétricas, entre as que já estão em funcionamento, em construção e outras que ainda não saíram do papel.
De acordo com o planejamento energético do governo federal, o distrito de Fontanillas, que pertence à Juína, poderá ficar debaixo d’água se as hidrelétricas no Médio rio Juruena forem erguidas. “Fontanillas possui um ambiente frágil, em sua maioria composto por solo rochoso, sendo que qualquer alagamento seria catastrófico, uma vez que a água não tem para onde escoar ou infiltrar”, explica Cleiton Silvestrim, presidente da Associação de Moradores de Fontanillas. O distrito faz parte da história da região noroeste, porto de chegada dos colonizadores e local de construção da primeira escola do município. “A população tem uma relação direta com o rio, inclusive para lavar roupa e abastecer as casas com água, além dos povos ribeirinhos, pescadores e agricultores em seu entorno”, continua Silvestrim.
Diversas organizações e coletivos da região já vinham sentindo a necessidade de ampliar o debate sobre o desenvolvimento regional considerando o rio Juruena íntegro. Por este motivo, resolveram formar a Rede Juruena Vivo. “Com o Festival, a população é chamada a conhecer e reconhecer os potenciais do rio Juruena, refletir sobre a vida existente e valorizar cada vez mais. Inclusive, abre oportunidade aos interessados de discutir junto aos assentados, ribeirinhos, indígenas, técnicos, educadores, reunidos na Rede Juruena, melhorias que rumam para a construção de um futuro sustentável para a região”, afirma Liliane Xavier, militante no coletivo AACUARELA, que compõe a Rede Juruena Vivo.
Esta rede vem crescendo a cada ano como um espaço de trocas de informações, formação de pessoas conscientes e questionadoras sobre seus direitos coletivos e individuais. Segundo Silvestrim, ela pode contribuir também no auxílio à execução de propostas que valorizem as populações tradicionais e a manutenção do homem no campo. “Podemos tomar por base o potencial turístico local que vem sendo explorado de forma desorganizada e desordenada ‘com baixa consciência socioambiental’. Seria muito importante para a população local organizar o setor turístico como forma de valorização local”, opina o presidente da Associação de Moradores de Fontanillas.
“Nossa preocupação é levantar a importância deste rio que já contribuiu para a nossa colonização e a valorização da região pela questão cultural. Vamos deixar a sociedade falar e conversar. Esta é a forma que o município encontrou para chamar a atenção do rio e deixar a população decidir”, completa Leandro, da Secretaria de Educação e Cultura de Juína.

















* Exposição em Londres traz fotos de tribo brasileira ameaçada por hidrelétrica
Matéria publicada em 30 de Setembro de 2009 - BBC Brasil
GALERIA DE FOTOS: OS ENAWENÊ NAWÊ
"Uma exposição de fotografias em Londres reúne imagens de florestas tropicais devastadas e destaca a situação da tribo brasileira enawenê nawê, cuja subsistência está sendo ameaçada pela construção de usinas hidrelétricas no noroeste de Mato Grosso.
As fotos, do espanhol Daniel Beltrá, foram feitas durante visitas a florestas na República Democrática do Congo, Indonésia e Brasil.
Sons, vídeos e até cheiros são utilizados para contar a história por trás das fotografias expostas no jardim botânico Kew Gardens, no sudoeste da capital britânica.
Entre as atrações está uma sala de projeções com cadeiras para que os visitantes se sentem e assistam às imagens projetadas no teto."









Brasil bateu recorde histórico de doadores de órgãos efetivos






Marcelo Castro é o novo Ministro da Saúde

A posse do novo ministro da Saúde, Marcelo Castro em Brasília
"O ministro Marcelo Castro tomou posse esta semana em Brasília. O novo ministro da Saúde reiterou, durante a solenidade de transmissão de cargo, seu empenho em dar continuidade ao trabalho de todos aqueles que não mediram esforços para tornar o Sistema Único de Saúde uma realidade para a população brasileira. O ministro pediu apoio daqueles que militam na saúde e disse estar aberto ao diálogo para a discussão das políticas de saúde."








Brasil já tem mais de 100 centros islâmicos












Acesse o vídeo em BBC Brasil:
* Brasil tem mais de 100 centros islâmicos
Atualmente há mais de 100 centros islâmicos no Brasil. Esse número está crescendo rapidamente.
A quantidade de mesquitas e musalas (salas de oração islâmicas) no Estado de São Paulo cresceu cerca de 20% em 2015, impulsionado pela chegada de refugiados e pela conversão de brasileiros, segundo a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras).
O Censo 2010 do IBGE fala em cerca de 30 mil praticantes da religião no país, mas a Federação estima que o número total de fiéis tenha saltado de 600 mil em 2010 para algo entre 800 mil e 1,2 milhão em 2015.







ONG britânica cria tubo inflável para salvar refugiados à deriva






Uma ONG britânica criou tubos infláveis para salvar refugiados em travessias marítimas.
As estruturas, dotadas de alças, estão sendo usadas no mar Mediterrâneo para evitar mortes por afogamento.
Cada tubo tem 16 metros de comprimento e é feito de borracha.
Até 50 pessoas podem se agarrar à estrutura. Segundo estimativas da ONU, cerca de 3 mil refugiados já morreram ao tentar atravessar o Mediterrâneo com destino à Europa.









Peixe que anda, rã de olho azul e macaco que espirra: 211 novas espécies são descobertas no Himalaia

A primeira imagem que vem à cabeça quando alguém fala na Cordilheira do Himalaia é a de picos gelados, incluindo a montanha mais alta do mundo, o Monte Everest.
Pouca gente sabe que a região é uma mais ricas do mundo em termos de biodiversidade. E o número de descobertas de novas espécies não para de crescer: um relatório divulgado nesta terça-feira pelo WWF, afirma que, desde 2009, 133 tipos de planta, 26 peixes e 10 tipos de anfíbios foram encontrados na região leste da Cordilheira, que engloba Índia, Nepal Butão, Mianmar e Tibete.
Entre eles estão uma rã de olhos azuis, uma cobra suicida e um peixe que anda. E há mamíferos também, incluindo um macaco que espirra toda vez que chove.
Leia mais em BBC Brasil: 

* A biodiversidade do Himalaia, publicada em 06/10/2015





Conheça os 'smurfs' que podem controlar seu celular sem você saber/Dica de Snowden

* Os 'smurfs' que podem controlar seu celular sem você saber, segundo Snowden
Acesse o link (*) acima com a reportagem completa da BBC Brasil.
O que os 'smurfs' têm a ver com o seu celular? Segundo Edward Snowden, o ex-agente de inteligência que tornou público detalhes das atividades de espionagem pelo governo americano, eles controlam o seu aparelho melhor que você.
Os personagens de quadrinhos azuis teriam sido usados pelos serviços de inteligência para nomear dispositivos usados por eles para monitorar atividades em telefones celulares.
Estes mecanismos teriam a capacidade de atender seu aparelho, gravar suas conversas, tirar uma foto ou localizá-lo, repassando as informações para serviços de inteligência. Segundo Snowden, essa técnica seria usada pelo serviço de inteligência britânico, o GCHQ.
...
- Smurf Sonhador: Esta seria uma ferramenta de hackeamento que permitiria ligar ou desligar o telefone sem que o usuário percebesse. Seria usado para que os outros smurfs possam entrar em operação.

- Smurf Intrometido: Este smurf pode ser acionado mesmo com o celular desligado; trata-se de um código que ativaria o microfone do aparelho, permitindo que se escute o que está sendo dito ao redor.

- Smurf Rastreador: Seria uma ferramenta de localização que permitiria seguir o usuário com grande precisão - muito mais do que a típica triangulação das torres de telefonia celular.

- Smurf Paranoico: Este é o mecanismo que protegeria a manipulação causada pelos outros dispositivos. Por exemplo, um técnico teria dificuldade em perceber algo estranho ou suspeito em um aparelho.













O Desfile Olímpico em Padre Miguel no dia 2 de Outubro/2015






Alunos e professores da 8ª Coordenadoria Regionais de Educação (CRE) da rede municipal de ensino participaram da terceira edição do Desfile Olímpico, em Padre Miguel, na Zona Oeste da cidade, na sexta-feira, dia 2 de outubro. Além de promover valores olímpicos como respeito, diversidade e amizade, o evento também comemorou a marca dos seis anos da escolha da cidade como sede da Olimpíada e da Paralimpíada Rio 2016, e contou com a presença do Vinícius, um dos mascotes dos Jogos, que fez a alegria da garotada. Para encerrar com chave de ouro, os alunos receberam uma medalha com os dizeres “Sou Cidadão Olímpico”. #CidadeOlímpica



"HE NAMED ME MALALA" - IN CINEMAS NOVEMBER 12






O filme documentário Nomeou "ME Malala" é um retrato íntimo de Malala Yousafzai, que foi ferida quando homens armados do Taleban abriram fogo contra ela e o ônibus escolar de seus amigos no Vale Swat do Paquistão. 
A adolescente, então com 15 anos de idade, que tinha sido alvejada por falar em nome da educação das meninas em sua região de Vale Swat, no Paquistão, foi baleado na cabeça, o que provocou indignação da mídia internacional. 
Uma ativista educacional no Paquistão, Yousafzai, desde então, surgiu como uma militante líder para os direitos das crianças em todo o mundo e em Dezembro de 2014, tornou-se o mais jovem de sempre Prêmio Nobel da Paz.

The documentary feature film HE NAMED ME MALALA is an intimate portrait of Malala Yousafzai, who was wounded when Taliban gunmen opened fire on her and her friends’ school bus in Pakistan’s Swat Valley. The then 15-year-old teenager, who had been targeted for speaking out on behalf of girls’ education in her region of Swat Valley in Pakistan, was shot in the head, sparking international media outrage. An educational activist in Pakistan, Yousafzai has since emerged as a leading campaigner for the rights of children worldwide and in December 2014, became the youngest-ever Nobel Peace Prize Laureate.


quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Trailer: "A Colina Escarlate" do diretor Guillermo del Toro | 15 de Outubro nos cinemas

O diretor Guillermo del Toro e o elenco do filme falam sobre as macabras minas de argila vermelho-sangue que ficam abaixo da Allerdale Hall, mansão da Colina Escarlate.









Quando o coração dela é roubado por um estranho sedutor, uma jovem mulher é arrastada para uma casa no topo de uma montanha de barro vermelho-sangue: um lugar repleto de segredos que vão assombrá-la para sempre. Entre o desejo e as trevas, entre mistério e loucura, encontra-se a verdade por trás de Crimson Peak, a Colina Escarlate.




Amnésia digital: Estudo revela que dispositivos digitais afetam a memória





07/10/2015
A maioria dos europeus sofre de amnésia digital. Pelo menos é o que revela um estudo norte-americano da Kaspersky Lab . De acordo com os investigadores o uso de dispositivos digitais está não só a afetar a capacidade de memorização dos utilizadores, mas também a torná-los mais preguiçosos.
Cerca de 50 por cento dos 6 mil inquiridos admitiu que, em caso de dúvida, prefere recorrer à internet a fazer um esforço para se lembrar de uma determinada informação. O estudo concluiu, ainda, que pelo menos uma em cada quatro pessoas esquece a informação online depois de a ter utilizado. Há muito que o nosso cérebro apaga o que não lhe interessa. Uma situação que segundo os cientistas pode ser preocupante quando em causa está a perda de informação que devia ser memorizada.
A dificuldade em reter a informação ou amnésia digital – como é designada pela Kaspersky Lab – não escolhe, segundo o estudo, idade ou sexo.









Vaticano vai demitir padre polaco que revelou homossexualidade





03/10/2015
O Vaticano anunciou que vai demitir o padre polaco que decidiu revelar a sua homossexualidade, na véspera do início do Sínodo sobre a família.
Krzystof Charamsa, membro da Congregação para a Doutrina da Fé, tinha decidido fazer a revelação numa entrevista publicada este sábado no diário "Il Corriere de la Sera".
Uma forma de reabrir o debate sobre a homossexualidade dos padres católicos, que foi considerada como uma "atitude grave e irresponsável" pelo Vaticano.
“A minha decisão de sair do armário é uma decisão muito pessoal no mundo homofóbico da Igreja Católica. Foi uma decisão difícil e dura. Peço-lhes que se lembrem sempre desta realidade que é difícil de perceber para quem não viveu este tipo de transição na sua vida pessoal”, afirmou Krzystof Charamsa.
O padre polaco deverá ser demitido das suas funções na Cúria Romana, anunciou esta tarde o porta-voz do Vaticano.
O escândalo abala o início do Sínodo Ordinário de Bispos sobre a Família, que deverá debater a questão dos fiéis divorciados e homossexuais, a partir de domingo e até 25 de outubro.
Charamsa reagiu às declarações do Vaticano afirmando que está pronto a enfrentar todas as consequências, “é tempo para a igreja abrir os olhos e compreender que a solução que propõe, de abstinência total da vida e do amor é inumana”, denunciou ainda o sacerdote.