Pesquisa Blog

Afilio Lomadee Click

sábado, 20 de fevereiro de 2016

As ilhas Fiji na rota do furacão Winston/Pacífico




As ilhas Fiji na rota do furacão Winston, o mais forte até agora registado no arquipélago do Pacífico. As autoridades impuseram recolher obrigatório e os voos internacionais foram cancelados. O ciclone tropical, acompanhado por ventos de 220 quilômetros, arrasta uma tempestade de grau cinco. 758 centros de acolhimento estão preparados.

Feliz novo ano do Macaco!




Publicado em 7 de fevereiro de 2016:
Feliz ano novo! Se seguir o calendário lunissolar chinês... 
Os festejos em Pequim indicam a entrada no ano do Macaco. 
O novo ano chinês ocorre depois da segunda semana do solstício de inverno.  E são muitos os países que o celebram.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Banda de prisão africana disputa Grammy com Gilberto Gil





Banda de uma prisão no Maláui, país no sudeste da África, foi nomeado para um Grammy na categoria de Melhor Álbum de World Music deste ano - e vai disputar o troféu com Gilberto Gil e artistas da África do Sul, Índia e Benin.
A premiação da música acontece nesta segunda-feira, em Los Angeles.
No Zomba Prison Project, batizado com o nome do presídio que fica na cidade homônima, carcereiros e presos tocam lado a lado músicas com a identidade do país.
O vocalista da banda, por exemplo, foi condenado por assassinato e cumpre prisão perpétua, enquanto o guitarrista pegou 12 anos por pequenos delitos.
“Quando eu sair da prisão, quero continuar minha carreira musical”, declarou o guitarrista. “Estamos muito honrados com a indicação ao Grammy”.
O produtor disputa a premiação com o álbum I Have No Everything Here. Gilberto Gil concorre com Gilbertos Samba Ao Vivo.



Brian May & Kerry Ellis - The Kissing Me Song #kissandcontribute

This Valentine’s Day, we are joining forces with RED & spreading the love with The Kissing Me Song.


Exposição Hieronymus Bosch: Comemorações dos 500 anos da morte do pintor holandês

Quinhentos anos depois da sua morte, Hieronymus Bosch regressa à cidade onde nasceu.
No Museu da Brabante do Norte , na cidade holandesa onde o pintor nasceu, ‘s-Hertogenbosch (também conhecida como Den Bosch) está patente uma exposição com algumas das grandes obras de Bosch.
Não tinha por hábito assinar ou datar os quadros.
Mas as representações do céu ou do inferno, dos sonhos e dos pesadelos continuam a fascinar os especialistas.
Charles de Mooij, diretor do Museu de Brabante do Norte explica que “Hieronymus Bosch é um artista fora do comum porque a sua originalidade e a sua criatividade são enormes. Inspirou artistas de todo o mundo até aos dias de hoje. Quinhentos anos depois de sua morte, ainda está vivo, e isso acontece graças à sua originalidade, à forma como retrata os mais estranhos sonhos dos homens “.
Nos últimos anos especialistas de todo o mundo fizeram um extenso trabalho para confirmar a autenticidade das obras de Bosch. Uma das que foi confirmada foi o tríptico Tentações de Santo Antão (c. 1500), que pertence à colecção do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa. Essa obra não vai fazer parte desta exposição na Holanda: vai ser emprestada ao Museu do Prado em Madrid, também para assinalar os 500 anos da morte do pintor.
"Jeroen van Aeken, cujo pseudônimo é Hieronymus Bosch, e também conhecido como Jeroen Bosch Hertogenbosch, c. 1450 — 9 de Agosto de 1516), foi um pintor e gravador Holandês dos séculos XV e XVI."
- Wikipédia -
Nascimento: 1450, 's-Hertogenbosch, Países Baixos
Falecimento: 9 de agosto de 1516


O nascimento da "astronomia gravitacional"

A confirmação da existência de ondas gravitacionais abre uma nova perspetiva na exploração do universo.





(A viagem de uma onda gravitacional)


(Simulação da fusão de dois buracos negros e a propagação de ondas gravitacionais)



A descoberta, anunciada na quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2016, a partir do som da colisão de dois buracos negros longínquos, é considerada como um dos maiores avanços na física das últimas décadas.
Um dos cerca de mil cientistas que participaram na construção do Interferómetro laser LIGO, o aparelho responsável pela descoberta, explica a importância destas ondas.
“Abrimos uma nova janela sobre o Universo. Temos possibilidade de estudar de forma totalmente diferente fenômenos que permaneciam até hoje obscuros”.
Diretor do laboratório de materiais avançados de Lyon, em França, Gianpietro Cagnoli explica também as possíveis aplicações da nova descoberta.
“Nós já sabíamos que o Universo pode ser estudado e observado por diferentes instrumentos: os telescópios tradicionais, radiotelescópios, raios cósmicos, partículas de alta energia, e agora as ondas gravitacionais. Esperamos poder agora aumentar o nível de conhecimento sobre o Universo”.
A detecção deste tipo de ondas abre também o caminho à “astronomia gravitacional”, segundo Benoît Mours, diretor de investigação do Centro Nacional de Investigação Científica, entrevistado pela agência francesa AFP.
A detecção das ondas gravitacionais vai permitir ver o que está a acontecer “no interior” durante a fusão de dois buracos negros, por exemplo, segundo Mours.
“As nossas vidas não vão mudar amanhã de manhã”, segundo o investigador francês, que salienta que os avanços tecnológicos que permitiram a deteção de ondas poderão ter, em última instância, um impacto na vida diária das pessoas.

Dia de S. Valentim: Banhos no frio mar do norte/Bélgica




Apesar do vento e dos três graus centígrados, uma multidão mascarada mergulhou no mar do norte por ocasião do fim de semana de São Valentim.
O evento na cidade belga de Koksijde serviu também para angariar fundos destinados a comprar um apartamento com vista para o mar para crianças com câncer.

Dia de S. Valentim: Banhos no frio mar do norte/Bélgica




Apesar do vento e dos três graus centígrados, uma multidão mascarada mergulhou no mar do norte por ocasião do fim de semana de São Valentim.
O evento na cidade belga de Koksijde serviu também para angariar fundos destinados a comprar um apartamento com vista para o mar para crianças com câncer.

Papa Francisco pede perdão aos povos indígenas pelos crimes cometidos pela Igreja Católica na era colonial






No Estado de Chiapas, uma das regiões mais pobres do México, em San Cristobal de las Casas, o Papa Francisco pediu "perdão" aos povos indígenas pelas "sistemáticas" incompreensões, exclusões e pela expropriação de suas terras ao iniciar sua homilia.
Primeiro pontífice latino-americano da História, o Papa emitiu este pedido de desculpas pelos crimes cometidos pela Igreja Católica contra os povos indígenas na era colonial. 
Trata-se de um novo passo para reverter a posição de inferioridade que muitas vezes estas culturas têm na hierarquia religiosa, ele tenta agora dar uma demonstração do importante papel destas comunidades no México.
O sucessor de Bento XVI ainda fez uma saudação em língua indígena no início da missa.
Assolado pela pobreza e pela insegurança crescente, o Estado de Chiapas foi o cenário do levante zapatista de rebeldes maias nos anos 1990, e hoje é a linha de frente da repressão governamental à imigração ilegal aos Estados Unidos a partir da América Central.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Elefante destrói carros por perder fêmea para outro macho

(APTN)

De coração partido, um elefante decidiu descarregar sua raiva destruindo carros no sul da China.
O animal perdeu uma fêmea para outro macho.
Pelo menos 15 carros foram danificados.
Autoridades afirmaram que vão pagar pelos estragos.