Pesquisa Blog

Afilio Lomadee Click

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Irmãs se reencontram 30 anos após erupção de vulcão que as separou/Colômbia

BBC



Duas irmãs separadas na infância após uma avalanche causada pela erupção de um vulcão foram reunidas 30 anos depois.
A erupção na cidade de Armero, na Colômbia, deixou mais de 20 mil pessoas mortas nos anos 1980.
As irmãs, Lorena e Jaqueline, foram adotadas por famílias diferentes e não sabiam o que havia acontecido uma com a outra ─ até agora.
Elas tinham três e nove anos, respectivamente, quando o vulcão Tolima entrou em erupção, em novembro de 1985.
As duas foram reunidas quando Jaqueline viu o vídeo no qual Lorena fazia um apelo para descobrir o paradeiro de parentes.
Jaqueline entrou em contato com uma fundação que realizou um teste de DNA, provando que as duas eram irmãs.

Pesquisadora estuda relatos de fantasmas em áreas de tsunami

BBC



A graduanda de sociologia Yuka Kudo, da Universidade Tohoku Gakuin, ganhou destaque na mídia japonesa recentemente ao apresentar os resultados de uma pesquisa que fez com taxistas e moradores que relataram fenômenos como aparições de fantasmas na região devastada pelo tsunami.
A poucos dias do quinto aniversário do terremoto de 9 graus de magnitude seguido de tsunami que devastou o litoral nordeste do Japão e deixou mais de 15 mil mortos, surgiram relatos de moradores da região de fenômenos sobrenaturais como aparições de espíritos.
Para especialistas, essas pessoas podem estar sofrendo algum tipo de transtorno psicológico causado pelo trauma de ter sobrevivido a um dos piores desastres naturais já ocorridos no Japão.

Estudo coloca pinguins gordos para se exercitarem na esteira

(Foto: Reprodução)


Cientistas britânicos colocaram pinguins para se exercitar em uma esteira e concluíram que o ganho de peso afeta a mobilidade desses animais.
O experimento com pinguins-reis verificou que, quanto mais gordo o bicho é, menos estável ele fica – tornando seu modo de andar ainda mais desengonçado.
O que pode parecer engraçado para nós, porém, representa um perigo maior para os animais gordinhos.
Segundo os pesquisadores da Universidade de Roehampton (Inglaterra), o problema é que esses pinguins ficam mais sujeitos ao ataque de predadores, já que enfrentam mais dificuldades para se manter em pé.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Dubai: Fórum pretende aumentar as oportunidades de educação e inovação para as mulheres

"Fórum Global de Mulheres"




O primeiro a ser realizado no Médio Oriente, encerrou, nesta quarta-feira, em Dubai.
A inovação foi o tema central do Fórum que durante dois dias teve a participação de 2.000 delegados e 200 oradores.
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, participou no Fórum através de videoconferência e realçou a necessidade de se “promover as mudanças necessárias para alcançar a igualdade entre homens e mulheres.”
“Neste segundo e último dia as mulheres falaram sobre a educação e a inovação. Nós não podemos parar guerras – disseram – mas podem ser minimizadas através de boas políticas econômicas. As mulheres na região, que se sentem portadores de paz, querem afirmar-se através da inovação e conhecimento científico,” testemunhou a enviada especial da Euronews.

Noite da Beleza O Boticário Online: Descontos de até 60%

Aproveite para economizar com as promoções somente na loja online de O Boticário!
- Ofertas válidas até 26/Fev/2016 -
* O Boticário Online
* O Boticário Online





- Imagem ilustrativa -

Jubarte de 10 toneladas é resgatada de rede de pesca/México





Equipes de investigação da organização Sea Shepherd e da Marinha mexicana salvaram uma baleia jubarte de 15 metros de comprimento e 10 toneladas de peso.
O mamífero marinho estava preso em redes de pesca, na Reserva da Biosfera do Golfo da Califórnia e Delta do Rio Colorado, 28 milhas náuticas a norte de Puerto de San Felipe.

Adele domina Brit Awards e David Bowie é homenageado com "Life On Mars?"





Adele foi a estrela que dominou os prêmios Brit Awards esta quarta-feira em Londres.
A cantora britânica conquistou quatro prêmios: melhor canção, com "Hello", melhor cantora feminina, êxito global e melhor álbum.
"Eu já o disse antes, é bom poder voltar, realmente andei perdida durante um tempo e não sabia se alguma vez ia voltar. Vocês são muito amáveis e isso é muito bom para mim," revelou Adele durante a cerimônia.
Desde a Estação Espacial Internacional, o astronauta britânico Tim Peake fez questão de dar os parabéns a Adele: “Parabéns à incrível Adele, ela arrasou mundialmente, é um verdadeiro ícone global”.
Coldplay ganharam o prêmio de melhor banda, e já somam nove Brit Awards na carreira, enquanto James Bay conquistou o Brit para melhor cantor masculino.
Justin Bieber e a islandesa Bjork venceram o prêmio para melhor artista masculino e feminino internacional, respetivamente, enquanto os australianos Tale Impala conseguiram o reconhecimento de melhor banda internacional.
David Bowie foi homenageado como ícone britânico do ano.
O prêmio revelação, escolhido pelo público através de uma votação na Internet, foi para a banda de rock galesa Catfish and the Bottlemen.
Os Brit Awards, realizados na O2 Arena de Londres, são os prêmios de mais prestígio da indústria de música britânica, tendo sido realizados todos os anos desde 1982.
(Por Luís Guita)






Templo em forma de nave espacial recebe 'mar de monges' em festa para Buda/Tailândia





Milhares de monges e devotos budistas celebraram o Makha Bucha na segunda-feira, uma das principais comemorações do budismo na Ásia. De acordo com a tradição, a data marca o sermão de Buda para 1.250 monges, nove meses depois dele ter alcançado a "iluminação", no ano 589 a.C.
Na Tailândia, milhares de seguidores do budismo visitaram o templo Wat Phra Dhammakaya, no norte da capital, Bangcoc. Ostentoso, o templo tem a forma de uma nave espacial e sua cúpula é formada por 300 mil réplicas de Buda que teriam sido doadas pelo mesmo número de devotos. No interior do templo, outras 700 mil imagens de Buda revestiriam o local, fundado na década de 70.
Logo ao amanhecer, vestidos com indumentárias laranjas, os monges do movimento Dhammakaya meditaram e seguiram o ritual cotidiano de busca de alimentos que, desta vez, eram doados por seguidores vestidos de branco.
Respeitando a cerimônia que se repete em todos os templos budistas, os monges deram deram três voltas ao redor do templo principal em nome dos três pilares da religião: Buda, dharma (ordem cósmica) e sangha (comunidade monástica).
Esse ramo do budismo é foco de polêmica na Tailândia. O movimento Dhammakaya é considerado por uma parcela da população, majoritariamente budista, como uma "empresa" vendedora de fé com características de seita religiosa. Outro elemento polêmico seria a ligação deste grupo com setores políticos e a elite econômica do país.
Apesar de a Tailândia ser um país laico, o budismo tem força política. Está em discussão a eleição do novo Supremo Patriarca (uma espécie de papa) tailandês. Um dos principais candidatos é um Abad de 90 anos. De acordo com a imprensa local, ele teria conexões com o movimento Dhammakaya e com os camisetas vermelhas do partido de ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, cuja irmã foi tirada da Presidência, há uma ano e meio, após um golpe militar.
De acordo com a imprensa local, o movimento Dhammakaya tem 40 sucursais em diferentes continentes e dois canais de TV por satélite que transmitem em quatro diferentes idiomas.
Além da Tailândia, o Makha Bucha é celebrado e considerado feriado nacional também no Camboja, Mianmar e Laos.
Reportagem de Claudia Jardim, de Bangcoc, Tailândia, para a BBC Brasil

Fiji inicia operação de limpeza após ciclone devastador





Uma operação de limpeza foi iniciada em Fiji, depois de o país ser assolado por um dos mais severos ciclones do qual se tem conhecimento.
Ao menos 21 pessoas morreram, mas o número ainda pode aumentar consideravelmente já que algumas das ilhas periféricas mais atingidas ainda não receberam amparo emergencial.
Milhares estão agora em 750 centros improvisados abertos pelo governo, enquanto muitas partes do país continuam sem energia elétrica.
Linhas de comunicação e centenas de casas também foram danificadas.
O ciclone Winston, que atingiu o país durante o final de semana, teve ventos de mais de 320 km/h, além de chuva torrencial e ondas de mais de 12 metros.
Classificado na escala 5 – o que o coloca entre os mais fortes a alcançar o hemisfério Sul -, o ciclone mudou de direção no último minuto, poupando a capital Suva das forças dos ventos.
Imagens aéreas mostraram algumas aldeias, especialmente aquelas em áreas periféricas, completamente destruídas.
“Parece que um país diferente", descreveu um morador da pequena ilha de Viti Levu à Reuters.
Agora, o governo está incentivando as pessoas a começarem a voltar para suas casas para limpá-las.
George Dregaso, representante do Gabinete de Gestão de Desastres Nacionais de Fiji, disse à Associated Press que cerca de 80% das 900 mil pessoas do país ficaram sem eletricidade regular.
O governo local declarou estado de emergência e pediu ajuda a companhias privadas para garantir transporte e suprimentos para as famílias atingidas.
Por enquanto, Austrália e Nova Zelândia autorizaram o envio de kits de emergência para Fiji. Os países oceânicos também forneceram aviões para ajudar a monitorar os danos a áreas remotas.