Pesquisa Blog

Afilio Lomadee Click

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Ecossistema ameaçado por alterações climáticas segundo relatórios científicos

Publicado em 28 de nov de 2016 - Euronews
Três estudos publicados nos últimos dias alertam para os efeitos desastrosos que as alterações climáticas podem ter no equilíbrio da vida na Terra.
No Ártico, os ecossistemas estão ameaçados pelas mudanças climáticas e outros impactos das atividades humanas, conclui um "relatório desenvolvido pelos cientistas nos últimos cinco anos".
Coeditor do trabalho, Marcus Carson, do Instituto do Ambiente de Estocolmo (SEI), refere que o “Ártico, em particular o sistema climático, está muito mais ligado ao resto do planeta do que a maioria das pessoas pensa” e que as mudanças climáticas que estão a acontecer aí – por causa do aquecimentos e dos gases que provocam o efeito estufa – terão consequências no resto do globo.
Na Antártica, uma investigação publicada na Geophysical Research Letters, chegou à conclusão que a separação de um gigantesco iceberg, em 2015, ficou a dever-se a uma fenda subterrânea profunda no centro da camada de gelo que alastrou para as margens e que terá sido causada pelo aquecimento do oceano, segundo os cientistas.
Na Grande Barreira de Coral, ao largo da Austrália, um relatório do ARC Centre of Excellence for Coral Studies concluiu que as elevadas temperaturas da água, em 2016, provocaram a maior destruição de corais de que há registo neste frágil ecossistema. Nas zonas mais afetadas morreram 67% dos corais.










segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Pista de patinação sobre milhares de peixes congelados foi desativada após polêmica ecológica

O Space World, parque de diversão no sudoeste do Japão, causou polêmica ao inaugurar uma pista de patinação sobre 5 mil animais congelados. Após críticas, atração foi fechada. Gelo será derretido e o parque pretende realizar uma cerimônia em homenagem aos peixes.






















domingo, 27 de novembro de 2016

Conselhos para a higiene íntima feminina

A região genital feminina é uma parte do corpo onde a pele é tão delicada como a do rosto. E se esta região não receber os cuidados adequados, poderá desenvolver infecções difíceis de tratar.
Apesar de tanta fragilidade, muitas mulheres jamais receberam esta informação fundamental: como realizar a higiene íntima.
"As infecções na região genital e todos os problemas na vulva - irritação, coceira - são muito frequentes e difíceis de tratar", explicou à BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC, a ginecologista Natalia Pérez.
Estas infecções são alterações do conjunto de microorganismos denominado flora ou microbiota vaginal. O crucial, na hora da higiene íntima, é preservar este equilíbrio delicado destes microorganismos.
"A pele da vulva é muito delicada, é quase parecida com a do rosto e nós a agredimos constantemente, porque usamos absorventes diários, roupa justa ou calcinhas inadequadas", alertou a médica, que também é professora especializada no trato genital na Faculdade de Medicina da Universidade da República em Montevidéu, no Uruguai.

Leia o conteúdo completo:

Alejandra Martins - 
BBC Mundo - 

26 novembro 2016
THINKSTOCK
Ginecologista afirma que não se deve usar sabonetes perfumados na higiene íntima.