Pesquisa Blog

Afilio Lomadee Click

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Alimentos na mira da Vigilância Sanitária: água, azeite, geleia e requeijão

Técnicos da Vigilância Sanitária farão, a partir desta segunda-feira (13/02), o recolhimento de amostras de água mineral, azeite, requeijão e de geleia de frutas e mocotó em estabelecimentos do Rio de Janeiro. A ação tem como objetivo analisar as condições de produtos que já foram reprovados em 2016 e que tiveram lotes recolhidos dos estabelecimentos. Se houver reincidência dos problemas, os lotes insatisfatórios poderão ser retirados do mercado.
A análise será feita pelo Laboratório de Controle de Produtos do órgão, que vai avaliar o excesso de corantes, açúcar, amido e óleo vegetal na composição dos alimentos, além da presença de microorganismos contaminantes, que podem provocar as famosas DTA's, que são as doenças transmitidas por alimentos, como diarreia, vômito, dentre outros problemas gastrointestinais.
Em 2016, o laboratório analisou 2.357 amostras de vários alimentos. Desse total, 1.044 foram reprovadas. Os problemas mais graves foram nesses produtos que serão alvos de inspeção, a partir da semana que vem. A água mineral teve 48 amostras analisadas, sendo que 28 foram reprovadas, por conter microorganismos contaminantes, presença de corpos estranhos e problemas no rótulo, entre outros. Já o azeite teve 46 amostras verificadas e 20 reprovadas por conter misturas que descaracterizam o produto, provocando alteração no aroma, sabor e qualidade.
O excesso de corante e de açúcar, assim como problemas na rotulagem, foram os principais problemas encontrados em 12 amostras de geleias de frutas e mocotó, de um total de 22 avaliadas. O requeijão teve 39 amostras reprovadas, algumas por presença de amido não declarada no rótulo e a maioria por outras inconformidades que comprometem a qualidade. Desse produto foram recolhidas 74 amostras.
A previsão é de recolher 40 amostras, semanalmente, durante o primeiro semestre. Apesar dessa ação focar alimentos específicos, a Vigilância Sanitária continua solicitando à população para que denuncie qualquer produto com problemas na rotulagem, alteração de cor, aroma e sabor, dentre outras condições que afetem a qualidade do consumo.
As denúncias podem ser encaminhadas à Central de Atendimento 1746, que pode ser acionada por telefone (1746) ou pelo site www.1746.rio.gov.br.
Conteúdo de utilidade pública: 
* Vigilância Sanitária coleta amostras de água, azeite, geleia e requeijão para análise
- Links úteis:
* Drogaria Onofre
* Drogarias Pacheco
* Drogaria São Paulo

Nenhum comentário: