Pesquisa Blog

Afilio Lomadee Click

sábado, 9 de setembro de 2017

Descoberto túmulo com mais de 3.500 anos/Egito

O Egito anunciou este sábado a descoberta de um túmulo da época faraónica de um ourives da realeza que viveu há mais de 3.500 anos durante a 18.ª dinastia.
O túmulo foi descoberto por uma equipe de arqueólogos na cidade de Luxor, no sul do país, na necrópole de Draa Abul Naga, onde eram sepultados nobres e altos funcionários do governo. No interior foram encontradas estátuas do ourives e da mulher e múmias de egípcios que viveram durante a 21.ª e a 22.ª dinastias.

O túmulo do “ourives de Amon, Amenamhat” tinha uma estátua que o representava sentado numa cadeira ao lado da mulher, vestido e de peruca, informou o Ministério de Antiguidades do Egito.
De acordo com um comunicado do ministério, uma passagem funerária no interior do túmulo conduzia a uma sala na qual os arqueólogos encontraram várias múmias, estátuas funerárias e máscaras. Outro corredor levava a uma segunda sala na qual se encontravam as múmias de uma mulher e de seus dois filhos. Os arqueólogos descobriram também 150 pequenas estátuas funerárias esculpidas em madeira, terra e pedra.
A arqueologia relançada ao socorro do turismo
Em meados de maio, uma equpa de arqueólogos descobriu 17 múmias em catacumbas na província de Menia, 200 quilómetros a sul do Cairo, anunciada então como “a primeira necrópole encontrada no centro do Egito com tantas múmias”.
Segundo o Ministério das Antiguidades do Egito, as 17 múmias poderiam datar do período tardio (712-332 a.C.), e pertenciam provavelmente a altos funcionários do governo e sacerdotes.
O Egito autorizou recentemente vários projetos arqueológicos, com o objetivo de relançar o turismo com novas descobertas e assim inverter a crise que afeta o principal pilar da economia egípcia depois de vários atentados no ano passado.
(Conteúdo Euronews)



Papa celebra missa para um milhão de fiéis na Colômbia

O Papa Francisco teve o primeiro encontro com os fiéis na Colômbia, onde quase 80% dos 47 milhões de habitantes são católicos.





8 textões sobre o furacão Irma

O fenômeno assolou o Caribe, está sobre Cuba e espera-se que chegue à Flórida até o início da próxima semana. Confira análises sobre o mais poderoso furacão já formado sobre o Atlântico:



Como é o namorado de cada signo?

É a hora de pescar o mapa astral do contatinho e ver como ele seria se fosse promovido a mozão.



Logo 120x60
Logo_Homepage
Logo 120x60