Pesquisa Blog

Afilio Lomadee Click

sábado, 24 de março de 2018

Tempestade de areia do Saara chega à Grécia

O que parece nevoeiro, não é.
É uma tempestade de areia formada no Deserto Saara que chegou à Grécia.
Em Atenas, monumentos e ruas ficaram completamente inundados de pó.
Mas não foi só à capital grega que chegou esta tempestade do norte de África.
No sábado, a Ilha de Creta ficou numa só cor. O fenômeno é comum e é provocado por ventos fortes.
As autoridades gregas já alertaram os moradores para os problemas respiratórios que estes ares do norte da África podem provocar.
- Conteúdo euronews, publicado em 23 de mar de 2018. -

O último artigo de Hawking evidencia universos paralelos

Dias antes de morrer, o físico publicou um artigo, com colaboração do professor Thomas Hertog, em que diz que há evidências sobre universos paralelos. Ele também estabeleceu a base teórica para que o multiverso seja descoberto.


As belas imagens feitas em Marte nos últimos 2000 dias pelo robô Curiosity


O robô Curiosity, da Nasa, está no planeta vermelho há dois mil 'dias marcianos'. A sonda chegou a Marte em 5 de agosto de 2012. Um ciclo completo do satélite por onde são enviadas as imagens é o que os cientistas consideram um 'dia marciano'.


quinta-feira, 22 de março de 2018

Dia Mundial da Água: Motivos para você refletir sobre a sua importância



"Até quando, continuaremos a não respeitar a natureza?
Se água é vida, por que não nos conscientizamos?
Desde cedo aprendemos sobre a sua preservação, mas o que fazemos?
Faça a sua parte, para que a diferença seja percebida, ainda que lentamente, apesar da extrema urgência."
Vivemos no país que tem 12% da água doce do planeta, certo? Isso você aprendeu na escola. Então por que mesmo assim temos que nos preocupar com a crise hídrica? Ela continua nos assombrando. Veja aqui o porquê:

Paxiúba: a "árvore que anda"



A Socratea exorrhiza, conhecida por aqui como Paxiúba ou 'árvore que anda', é uma plantinha curiosa. Seu tronco não toca o chão, apenas as raízes - e, como seu centro fica afastado do solo, ela é capaz de se 'mexer'. Calma, você não verá nenhuma árvore caminhando pelo jardim, já que o processo é muito lento: quando uma raiz apodrece, ela é substituída por outra em outro lugar (com melhores condições, mais ao Sol, por exemplo). Como a paxiúba se apoia somente nas raízes, essa troca faz com que ela possa trocar de lugar aos poucos.

Esta lenda surgiu do feitiço do canto melodioso de um menino índio, chamado Milomaqui. Esta tribo indígena conta uma linda história de amor e a utilização da paxiúba, uma elegante palmeira, na confecção das flautas sagradas, zelosamente cuidadas e guardadas pelos Kamaiurás, índios da Amazônia.

Vacinação contra a febre amarela será ampliada para todo o Brasil



Todo o território brasileiro será área de recomendação para vacina contra a febre amarela. A ampliação será feita de forma gradual, iniciando neste ano e sendo concluída até abril de 2019. A medida é preventiva e tem como objetivo antecipar a proteção contra a doença para toda população em caso de um aumento na área de circulação do vírus.

Relatos do apagão no Norte e no Nordeste do Brasil



Cidades das regiões Norte e Nordeste do país ficaram sem energia elétrica a partir das 15h50 desta quarta-feira. Os estados afetados foram Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Segundo o Operador Nacional do Sistema, uma falha em um disjuntor no Xingu provocou o problema. A energia já foi restaurada em todo o Norte e em parte do nordeste.
A falta de energia elétrica atingiu 14 estados na tarde desta quarta. 93% dos municípios dessas regiões ficaram no escuro devido a uma 'perda de carga', como informou o Operador Nacional do Sistema (ONS).


Twitter comemorou 12 anos de existência


É oficial, entramos na adolescência 😜
O Twitter completou 12 anos de existência nesta quarta-feira. Obrigado por fazer parte de tudo o que está acontecendo agora! #LoveTwitter


Papa Francisco telefonou para a família de Marielle, antes da missa de sétimo dia

O líder da Igreja Católica conversou com a mãe da vereadora morta a tiros na semana passada no Rio de Janeiro. Francisco expressou solidariedade à família e afirmou que está rezando por todos. O telefonema foi pouco antes da missa de sétimo dia em memória de Marielle.
- "Por telefone, papa Francisco conversa com a mãe de Marielle Franco. Após receber carta de Luyara Santos, filha da vereadora assassinada, o líder católico entrou em contato com a família."
- "Momentos antes da missa de sétimo dia de morte de Marielle Franco, que aconteceu nessa quarta, o Papa Francisco ligou para a mãe da vereadora para expressar sua solidariedade à família. Segundo Anielle Franco, irmã de Marielle, sua mãe ficou muito emocionada com o telefonema."